Emergência ambiental

Após descarrilamento, vazamento de combustível é controlado na Região Central

João Pedro Lamas

Foto: Fepam (Divulgação)

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) controlou, nesta quarta-feira, o vazamento de combustível transportado por um trem que transitava na via férrea, que faz a ligação entre Júlio de Castilhos e Tupanciretã, na Região Central do Estado, próxima da RS-527.

De acordo com André Milanez, engenheiro químico que coordena a divisão de emergência da Fepam, o trem era composto de duas locomotivas e 15 vagões, sendo que os seis últimos transportavam o diesel, totalizando pelo menos 60 mil litros.

Especialistas aprovam projeto que transforma área de estacionamento em espaço de lazer na Bozano

- Os seis últimos vagões da composição tombaram depois do descarrilamento, e tombaram, vazando combustível. A equipe agiu rápido e estimamos que, no máximo, 300 litros tenham vazado e atingido o solo. Não há contaminação. A população pode ficar tranquila de que não houve impacto ambiental negativo - afirmou Milanez.

O descarrilamento aconteceu por volta das 8h de terça-feira. O transbordo da carga transportada nos vagões começou na manhã desta terça e deve ser concluído na manhã de quinta. A estimativa da Fepam é que o transporte de dois vagões leve até três horas porque o combustível é considerado produto perigoso.

A Fepam ainda deve apurar em que circunstâncias aconteceu o acidente.

BM detém suspeito e recupera motocicleta após perseguição em Júlio de Castilhos

- Como órgão responsável pelo controle ambiental no estado, a nossa divisão trabalha com atividade de atendimento de emergência, para avaliar como está sendo resolvido o problema. Estancamento, solo contaminado, transbordo da carga. E o de combustível, produto perigoso, é feito atendendo critérios, com cuidado. Avaliamos tudo isso - concluiu Milanez.

Parte da RS-527 precisou ser bloqueada para o transporte, mas já foi liberada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ação de conscientização marca Dia de Combate ao Fumo Anterior

Ação de conscientização marca Dia de Combate ao Fumo

STF julga nesta quinta se pais podem educar filhos em casa Próximo

STF julga nesta quinta se pais podem educar filhos em casa

Geral